A situação se agravou ainda mais quando, nesta semana, os pacientes foram transportados no ônibus escolar amarelinho.
Após o polêmico caso de nepotismo cruzado envolvendo a Prefeitura de Paranatama — em que a mãe e a esposa do prefeito Dr. Henrique Góis constavam na folha de pagamento da Prefeitura de Garanhuns —, novas denúncias voltam a abalar a gestão municipal. Desta vez, o empresário Zelandyo chamou atenção para o abandono do setor de saúde, especialmente no Transporte Fora de Domicílio (TFD), essencial para pacientes que precisam realizar tratamento em outras cidades.
Segundo as denúncias, o micro-ônibus do TFD está quebrado há mais de uma semana no Recife, e a van utilizada para o transporte também apresenta defeitos, impossibilitando os deslocamentos. Com isso, pacientes estão sendo obrigados a buscar caronas com veículos de outros municípios para conseguir chegar aos locais de tratamento.
Em meio ao caos, a situação se agravou ainda mais quando, nesta semana, os pacientes foram transportados no ônibus escolar amarelinho, veículo destinado aos estudantes. O automóvel é totalmente inadequado e desconfortável para viagens intermunicipais, gerando indignação entre os moradores. Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a população vem denunciando o descaso, e muitos procuraram Zelandyo para expressar revolta com o que consideram um retrocesso na saúde pública de Paranatama.